Cuidar de manchinhas na pele nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, essas alterações de pigmentação podem aparecer pelos mais diversos fatores, como genética, questões hormonais e exposição ao sol, e dependem de tratamentos específicos para se reduzirem ou desaparecerem por completo.
E se você convive com esse problema, provavelmente já deve ter se pego questionando quais produtos faciais utilizar ou como organizar a rotina de cuidados para solucioná-lo de forma eficaz, não é? Nós, do blog Belladona, entendemos bem isso e chegamos neste conteúdo com a solução perfeita para suas questões ✨.
Hoje vamos te ensinar 5 passos de como tirar manchas do rosto com ações simples que podem ser implementadas em qualquer rotina. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!
Afinal, como tirar manchas na pele?
Remover manchas na pele não consiste apenas em uma prática pontual, mas, sim, em um conjunto de hábitos que devem fazer parte da sua rotina diária, ou periódica. Separamos aqui os 5 principais para te ajudar nessa missão, olhe só:
1. Faça uma avaliação com dermatologista
O primeiro passo para tratar a mancha na pele é descobrir o que ela é de fato, pois isso ajuda a tratar a questão pela raiz, ao invés de apenas remediá-la ou acobertá-la. Apenas dermatologistas possuem a qualificação para avaliar a derme e diagnosticar os tipos de problemas de pigmentação que a atingem. Alguns dos mais comuns são:
- Melasma: manchas amarronzadas benignas sem causa específica, mas muito relacionadas com a exposição à luz do sol, ao uso de anticoncepcionais e a predisposição genética. Pede o uso de produtos específicos para melasma durante toda vida;
- Melanoses: também chamadas de “manchas senis”, são lesões benignas causadas pelo aumento da produção de melanina na pele. Têm como gatilho a exposição aos raios UVA/UVB;
- Manchas de acne: como o nome sugere, são alterações na pigmentação, normalmente avermelhadas ou amarronzadas, que surgem após a cicatrização de espinhas — especialmente as que foram cutucadas ou não cicatrizaram como deveriam.
Com o diagnóstico em mãos, fica muito mais fácil para esse profissional recomendar os dermocosméticos ou, em alguns casos, medicamentos certos para reduzir o problema de pigmentação de forma segura.
2. Estabeleça uma rotina de skincare fixa
Ter uma rotina de skincare fixa é essencial, não apenas para quem quer se livrar das manchas no rosto, como a todo mundo. E ela não precisa ser muito elaborada, viu? O básico bem feito — limpeza, tratamento, hidratação e proteção — já é o suficiente para manter sua pele saudável e garantir que os produtos utilizados forneçam os resultados desejados.
3. Invista em produtos clareadores
Durante o tratamento de manchas na pele do rosto, é bem comum que dermatologistas receitem produtos faciais clareadores para a rotina de skincare. Isso porque boa parte deles conta com ativos antioxidantes, como hidroquinona, ácido retinoico e vitamina C, que atuam em todas as camadas da derme para uniformizar seu tom.
De forma simples, quando em contato com a pele, eles promovem a renovação celular, removem tecidos mortos da superfície e expõem uma pele mais nova, saudável e menos exposta às manchinhas. Legal, não é?!
E o mais interessante é que você pode encontrar esses componentes em todos os tipos de fórmulas, como géis, cremes, sabonetes e séruns. Graças a isso, é possível tratar peles normais, secas, mistas, oleosas, acneicas e até sensíveis com muito mais segurança e eficiência 💆♀️.
4. Lembre-se sempre da proteção solar
As radiações solares UVA e UVB, além da luz visível das telas, são algumas das grandes responsáveis pelo aparecimento de manchinhas na pele. Por isso, seja para não comprometer a remoção de manchas já existentes no rosto ou prevenir que novas surjam, é essencial incluir o protetor solar facial na sua rotina diária.
Vale pontuar que a fórmula precisa ter um mínimo de FPS30 para fornecer a proteção adequada, podendo chegar até FPS99, dependendo do nível de sensibilidade e de produção de melanina da sua derme.
Além de garantir total cuidado à sua derme, utilizar esse item a livra do envelhecimento precoce e te ajuda a prevenir até mesmo o aparecimento do câncer de pele — problemas agravados pela exposição desprotegida ao sol.
5. Faça peeling ou esfoliação periodicamente
Por fim, uma boa forma de diminuir manchas do rosto, ou se livrar de vez delas, é investindo no peeling de clareamento e/ou na esfoliação facial periódica. Assim como os ativos clareadores que citamos no passo 3, esses procedimentos removem células mortas e reduzem a intensidade das manchinhas, se feitos regularmente.
- Converse com seu dermatologista sobre quais opções fazem mais sentido para o seu tratamento e escolha como realizá-lo:
- Com um profissional em clínicas com equipamentos específicos para o procedimento;
- Em casa, com produtos com função de peeling ou esfoliação, como géis, cremes e máscaras faciais.
Lembre-se que o segredo para tirar manchas do rosto de uma vez por todas está em manter os cuidados com a pele sempre no radar. Esperamos que nossos 5 passos tenham te ajudado a dar início a essa nova rotina e que, em breve, você conquiste a derme saudável e uniforme que deseja.
Nós do blog Belladona voltaremos em breve com mais conteúdos sobre autocuidado e bem-estar. Até lá!