As sobrancelhas são responsáveis pela manifestação mais prática das nossas emoções e expressões faciais. Mas, seu impacto no rosto vai muito além disso: elas se tornaram um fator estético e, assim como a maquiagem, pedem que a gente siga as principais tendências no mundo da beleza para se manterem bem cuidadas.
Nos anos 2000, por exemplo, a tendência era ter um design mais fino, arqueado e limpo, em que todos os pelos excedentes eram removidos com o intuito de evidenciar o desenho, tornando-o mais aparente. Hoje em dia, as sobrancelhas estão muito mais cheias e “selvagens”, representando um padrão mais natural em comparação aos designs anteriores.
Contudo, o que mudou não foi apenas seu design, mas as técnicas implementadas nas rotinas de cuidados com elas. Para ficar por dentro desse universo e aprender a mantê-las sempre bonitas e saudáveis, faça a leitura deste post da Belladona e confira 9 dicas de cuidados com a sobrancelha no dia a dia!
Rotina de cuidados com as sobrancelhas: 9 dicas para mantê-las lindas!
Ter as sobrancelhas dos sonhos exige muito mais do que manutenções mensais de design: é preciso uma série de cuidados focados na limpeza, fortalecimento, crescimento, alinhamento, correção de falhas, entre outros. Quer aprender tudo isso e conquistar um design parecido com a das celebridades que tanto admira? Então confira as dicas abaixo:
1. Limpe as sobrancelhas adequadamente
Assim como os cabelos, as sobrancelhas também precisam de uma rotina de limpeza consistente para que as células mortas presentes na raiz sejam removidas, os poros desobstruídos e, ainda, que a circulação sanguínea na região seja ativada. Com isso, é possível aumentar a resistência dos fios, estimular o crescimento e evitar irritações, quebras, quedas e surgimento de falhas.
Para fazer a limpeza adequada desses fios, não é preciso utilizar nenhum produto mirabolante: comece preparando e protegendo a pele e, em seguida, faça a higienização das sobrancelhas com água morna e sabonete. Mas, lembre-se: a limpeza dos fios deve ser feita em movimentos circulares e com muita delicadeza, para evitar que os folículos capilares não sejam danificados.
2. Esfolie a área com delicadeza
Outro método utilizado nos cuidados com as sobrancelhas é a esfoliação. Além de potencializar a limpeza da pele e dos fios, esse processo ajuda a remover células mortas e até mesmo contribui para o crescimento de novos pelos.
Contudo, essa técnica não pode ser feita com tanta frequência e exige muito mais cuidado, viu? Afinal, a fricção intensa de produtos para esfoliação pode não só prejudicar os folículos capilares como também a sua pele, que pode acabar machucada no meio do processo.
3. Invista em métodos para alinhar os fios
Uma das maiores dificuldades na rotina de cuidados com as sobrancelhas é manter os fios sempre de pé. Isso porque os fios tendem a crescer de acordo com o alinhamento em que nascem no rosto, que pode não ser o que mais valoriza suas características faciais.
Conforme o peso e a grossura do fio, escová-lo pode ser suficiente para mantê-lo alinhado no sentido que você mais gosta. Porém, existem fios mais grossos e difíceis de alinhar, que precisam do auxílio de produtos de fixação para ficar no lugar certo. Se esse for o seu caso, não tenha dúvidas: invista em produtos para fixação dos fios, como gel, cera e máscaras de cílios.
4. Encontre um design para você
São vários os meios de identificação do design perfeito para sua sobrancelha. Geralmente delineadas a partir de técnicas de visagismo, é possível descobrir o formato adequado para o seu tipo de rosto sem abrir mão da imagem que você deseja passar — ou seja, mesmo que exista um design que deixe a sua feição mais harmônica, ainda é possível deixá-la no formato de sua preferência.
Entretanto, se você deseja seguir as tendências atuais de beleza que contemplam as sobrancelhas, optar por designs menos marcantes e que respeitam seus traços naturais é a escolha mais assertiva. Na dúvida, consulte um profissional especializado para encontrar o melhor design para você.
Confira: Mês das mulheres com a Belladona — Cuidados especiais que toda mulher precisa fazer!
5. Mantenha a manutenção em dia
A frequência de manutenção das sobrancelhas é o que realmente vai mantê-las bonitas com o passar dos dias. Desde o design até os procedimentos para coloração e fixação dos fios, essa etapa de cuidados sempre será necessária, dependendo de como você quer que elas fiquem.
Uma grande vantagem desses procedimentos é que você não vai precisar mais direcionar seus esforços diariamente para manter as sobrancelhas bonitas. Contudo, eles não duram tanto tempo, o que acaba demandando retoques ou estratégias manuais para deixar o design e a aparência sempre impecáveis.
6. Massageie a região diariamente
A massagem das sobrancelhas funciona de uma forma semelhante à limpeza e ao alinhamento dos fios: ativando a circulação sanguínea na região e, por consequência, estimulando o crescimento e fortalecimento dos pelos.
Mas ela pode ir muito além: estimulando também os músculos da face com rollers e outros acessórios, que são fortalecidos a partir do movimento contínuo. Isso confere um efeito de lifting no rosto, que diminui a flacidez na área e valoriza o olhar. Legal, não é?!
7. Apare os fios esporadicamente
O comprimento das sobrancelhas pode ser muito proveitoso para aqueles que gostam de um design mais natural. Mas, até nesses casos, há uma limitação — afinal, quanto maior o fio, mas difícil será domá-lo. Por isso, é indicado aparar os pelos para preservar o design e mantê-los bonitas por muito mais tempo.
Mas, cuidado! Caso você nunca tenha feito isso, recorra à ajuda de um profissional para garantir que o corte seja feito no formato ideal para o seu rosto. Assim, se evita qualquer dano seja causado ao formato da sua sobrancelha!
8. Faça o preenchimento das falhas
Fatores como o envelhecimento, fissuras e condições dermatológicas podem afetar a aparência das sobrancelhas, ocasionando falhas, prejudicando a harmonia dos seus traços faciais e impactando a sua autoestima.
Porém, é muito fácil driblar esses problemas com técnicas de preenchimento, seja com métodos como henna, micropigmentação ou maquiagem. Nesse último caso, os lápis, delineadores e máscaras para sobrancelhas são uma solução prática e acessível, que vão preencher as falhas sem a necessidade de realizar um procedimento estético que não pode ser revertido.
9. Utilize os produtos adequados
Muitas vezes, mesmo com uma rotina intensa de cuidados, é possível que suas sobrancelhas não respondam da melhor forma aos procedimentos mais comuns.
Nesse caso, você pode contar com o auxílio de produtos desenvolvidos especificamente para cuidar da saúde dos cílios e sobrancelhas e potencializar o crescimento dos fios, como gel e creme com nanofatores para crescimento e alongamento.
Gostou deste post? Então, continue acompanhando o blog da Belladona e confira mais conteúdos que contemplam o universo de cuidados pessoais, skincare, saúde, lifestyle e muito mais. Boa leitura e até a próxima!