A hidroquinona se destaca cada vez mais entre as indicações dos dermatologistas como alternativas de tratamento referentes aos problemas de hiperpigmentação.
Por isso, se você sofre com esse problema, torna-se muito importante conhecer melhor os potenciais de uso aos cuidados no uso do composto para, assim, tirar manchas da sua pele com eficiência e muita segurança.
Pensando em tudo isso, a Farmácia Belladona preparou este guia exclusivo sobre a hidroquinona. Veja conosco tudo o que precisa saber sobre a ação do químico e — contando com o devido acompanhamento profissional — prepare-se para utilizar o produto e se livrar das manchas.
Boa leitura!
O que é hidroquinona?
A hidroquinona é um composto químico usado para tratar condições de hiperpigmentação — manchas formadas pelo excesso de produção de melanina em pontos específicos da pele.
Esse ativo despigmentante age impedindo que a melanina seja produzida em excesso na pele. Assim, a hidroquinona ajuda a clarear as manchas e iguala o tom da área afetada com a cor natural do restante do corpo.
Para que serve a hidroquinona?
Conforme já mencionado, a hidroquinona possibilita lidar com manchas na pele em geral. Mas vale destacar a diferença dos diversos níveis e contextos desse tipo de problema ao optar pelo tratamento com essa alternativa, variando em número de aplicações na pele e concentração da hidroquinona envolvida nos processos:
1. Tratamento da hiperpigmentação
O uso da hidroquinona é muito indicado para reverter quadros de hiperpigmentação. Os melasmas — manchas escuras que aparecem principalmente no rosto — podem surgir por conta de fatores hormonais, genéticos ou mesmo pela exposição solar.
Portanto, o composto químico é indicado principalmente para remover:
- Lentigos solares (manchas causadas diretamente pela exposição ao sol, sem o envolvimento de fatores genéticos);
- Cloasmas (marcas escuras que ocorrem durante a gravidez);
- Sardas por meio de aplicações em concentrações similares.
2. Clareamento de manchas gerais
É normal que o processo pós-inflamatório da acne ou mesmo as tradicionais de idade apareçam e causem um incômodo visual por conta de manchas e marcas.
Mas não se preocupe, esse é mais um cenário em que a hidroquinona pode ser amplamente utilizada, ao ser capaz de trazer uniformizações no aspecto geral da pele!
3. Uniformização do tom da pele
Caso por algum acidente, descuido ou mesmo por fatores genéticos, seu corpo apresente tonalidades variadas em diferentes partes, a hidroquinona também pode te ajudar.
Em concentrações menores, em comparação com o tratamento dos melasmas, ela auxilia na manutenção de um tom de pele mais homogêneo por todo o corpo.
Como funciona a hidroquinona?
A hidroquinona bloqueia enzimas importantes para a produção de melanina por parte do organismo. Assim, o composto impede o excesso da melanina onde for aplicado, o que leva ao clareamento das manchas escuras na pele e ainda pode impedir que o problema volte no futuro.
Geralmente, aplica-se a hidroquinona diretamente na área afetada em forma de cremes ou géis em versões com concentrações que variam de 2% a 4%.
É possível encontrar alternativas com concentrações mais altas, mas a indicação deve ser feita pelo especialista que está acompanhando o caso.
Quanto tempo leva para a hidroquinona clarear a pele?
O tempo necessário para ver resultados com a hidroquinona pode variar dependendo da gravidade das manchas e do tipo de pele.
Em média, os primeiros sinais de clareamento podem ser observados em 4 a 6 semanas de uso regular, com resultados mais significativos aparecendo normalmente após 2 a 3 meses de uso contínuo.
Quais fatores podem influenciar os resultados da hidroquinona?
Os dois fatores que mais podem impactar os resultados de um tratamento com hidroquinona giram, no fim das contas, em torno da escolha e do uso correto por parte do paciente.
- O primeiro é o uso da hidroquinona no percentual ideal para o seu caso — impedindo que a falta ou excesso do componente possa impedir o aproveitamento do produto.
- O segundo é a consistência no uso e na aplicação que, além de precisar ser acompanhada pelo protetor solar, precisa ser constante para que os resultados sejam notados.
Qual o risco de usar hidroquinona?
Assim como diversas outras alternativas de tratamento, é importante destacar que o uso indevido da hidroquinona também pode trazer efeitos indesejados. Entre os sinais que podem aparecer, temos:
- Irritação;
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Descamação;
- Dermatite de contato — uma reação alérgica na área aplicada.
Usar a hidroquinona de maneira desordenada e sem acompanhamento profissional pode levar a riscos mais graves, como a ocronose exógena (formação de manchas azul-acinzentadas na pele), além de aumentar a sensibilidade da pele a irritantes externos e ao sol.
Esperamos que tenham gostado do material exclusivo do blog Farmácia Belladona sobre a hidroquinona, um ativo potente e eficaz para o tratamento da hiperpigmentação e clareamento de manchas na pele.
Conte sempre que necessário com o post para conferir suas indicações, funcionamentos e os cuidados necessários para garantir o melhor tratamento possível.
Tenha sempre também o acompanhamento de um profissional da saúde voltado para os cuidados com a pele e, no caso de qualquer problema ou alteração no seu tratamento, informe-o para ajustar a estratégia e encontrar a melhor alternativa para o seu caso!
E se você busca por ainda mais dicas de skincare, que tal seguir navegando no blog para aprender mais sobre o melhor tipo de argila para o rosto? Veja conosco as principais características e encontre a melhor argila para o seu tipo de pele. Elas podem ser grandes aliadas nos seus cuidados diários!