A aplicação de argila na pele, também conhecida como argiloterapia, é uma das práticas de skincare mais antigas que existem. A partir dela, é possível obter benefícios específicos, como tonificação, antioxidação, tratamento antissinais, entre outros.
Se você está procurando formas de introduzir a argiloterapia em sua rotina de cuidados diários com a pele, nada mais justo do que se informar sobre ela, não é mesmo? Por isso, continue acompanhando o texto e descubra quais são os tipos mais utilizados, qual a melhor argila para o rosto e muito mais!
Argilas para o rosto: conheça os 5 melhores tipos e aplicações na pele
Amplamente utilizada como matéria-prima de máscaras faciais, a argila desempenha funções super benéficas para a pele, auxiliando na sua revitalização, no controle de oleosidade, na limpeza, entre outros. Confira quais são os 5 melhores tipos de argila e aplicações mais comuns:
1. Argila em pó
A argila em pó é a opção mais encontrada no mercado atualmente. Muito versátil, ela pode ser transformada em uma máscara facial a partir da combinação do pó com água, chá ou óleos essenciais com propriedades específicas. Geralmente, elas são encontradas em diversas cores e cumprem funções distintas na rotina de skincare, como:
- Argila amarela: ação anti-inflamatória e antienvelhecimento;
- Argila branca: ação adstringente e regeneradora;
- Argila verde: ação purificante e cicatrizante;
- Argila preta: ação de cicatrização e desintoxicação;
- Argila roxa: firmeza e elasticidade;
- Argila vermelha: ação hidratante;
- Argila rosa: ação calmante.
2. Argila com colágeno
Além das versões com chá, também há opções de argila para rosto que contam com a adição de colágeno em sua composição. Geralmente, elas são utilizadas para potencializar a proteína, que já existe em nosso organismo, auxiliando na redução de rugas e linhas de expressão, além de conferir mais firmeza e elasticidade à pele.
3. Argila com chá
Embora exista a possibilidade de fazer máscaras de argila com a adição de chá em casa mesmo, existem versões que já possuem o chá como componente — normalmente numa dosagem específica para potencializar a ação calmante, antioxidante e anti-inflamatória de toda máscara.
Dependendo do chá escolhido, você poderá obter efeitos diferentes em sua pele. O chá de camomila, por exemplo, é uma ótima opção para peles sensíveis, pois suas propriedades calmantes ajudam a diminuir irritações na região. Interessante, não é mesmo?!
4. Argila com vitamina C
As argilas faciais com vitamina C são normalmente disponibilizadas em creme, já que essa consistência viabiliza a inclusão do antioxidante em sua fórmula e melhor ainda: torna o processo de aplicação muito mais rápido e prático. Essa é uma das versões preferidas de quem não tem muito tempo na rotina, mas não quer deixar de lado os cuidados essenciais com a pele.
5. Dolomita em pó
A dolomita em pó é uma argila proveniente de um tipo de calcário que oferece propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Mas seus benefícios vão muito além: o produto também pode ser utilizado no tratamento contra manchas e melasma, além de auxiliar nos processos de cicatrização da pele.
Quais são as argilas mais usadas na pele?
Apesar de existir uma variedade gigantesca de argilas para tratamento da pele, não é segredo para ninguém que algumas opções são mais procuradas do que outras. Isso acontece justamente por elas oferecerem resultados comumente desejados pelos praticantes mais experientes da rotina de skincare, ou até mesmo pela recomendação do dermatologista que os acompanha.
Dentre as opções que você já conhece, as argilas mais utilizadas são:
- Argila verde, indicada para peles oleosas e acneicas;
- Argila branca, recomendada para a reposição de água em peles mais sensíveis;
- Argila rosa, que além de revitalizar a pele, oferece propriedades anti-envelhecimento.
Qual a melhor argila para pele seca?
Se você tem a pele seca ou mista, é fundamental buscar por alternativas que não sejam tão agressivas ou que atuem no controle de oleosidade da pele. Por isso, fuja da argila verde — com exceção do uso em tratamentos pontuais, como no combate à acne.
Nesse caso, a melhor argila para a pele seca é a argila rosa! Rica em minerais benéficos e com pH mais próximo ao da pele, essa opção é menos agressiva e auxilia na reposição efetiva da água na pele. Ah, inclusive, essa também é uma ótima opção para peles mais sensíveis.
Qual a melhor argila para o rosto com acne?
Para quem lida com acne ou oleosidade na pele, a argila verde é, sem dúvidas, a melhor escolha para potencializar seus cuidados diários. Apesar de ser mais agressiva do que as outras argilas, ela garante a ação adstringente, antibacteriana e cicatrizante, o que ajuda na desobstrução dos poros e controle da oleosidade excessiva.
Qual a melhor argila para fechar os poros do rosto?
Assim como na pele acneica, a argila verde é uma ótima opção para quem deseja atenuar a aparência dos poros no rosto. Porém, ela não é indicada para quem possui a pele sensível.
Nesse caso, a melhor alternativa é recorrer à argila branca, afinal, ela apresenta uma ação semelhante a da argila verde, mas em níveis mais brandos. Além disso, a versão branca auxilia na regeneração e rejuvenescimento da pele, deixando-a mais uniforme e suave ao toque.
Enfim, qual é a melhor argila de todas?
Na verdade, não existe um tipo de argila universal, que seja considerado ideal para todos os tipos de pele. Logo, não é possível definir exatamente qual é a melhor argila de todas. Para definir qual é a argila ideal para você, é necessário considerar as necessidades que seu tipo de pele possui na rotina.
Na dúvida, você pode testar versões diferentes de argila em seu rosto para entender como sua pele reage aos diversos tipos de argila ou, ainda melhor, consultar um dermatologista, que irá indicar a opção que mais atende às necessidades da sua pele.
Além dos benefícios clássicos da argila, a melhor parte de incluí-la em sua rotina de cuidados com a pele é poder usufruir de fontes naturais para sanar condições dermatológicas e garantir uma aparência mais bonita e uniforme para a pele.
Mas, é válido lembrar que não é só a nossa pele que precisa de atenção: confira este conteúdo sobre cuidados com as sobrancelhas e aprenda dicas essenciais para deixá-las impecáveis, enquanto eleva ainda mais seu momento de autocuidado!