Home » Saúde » Melasma: o que é? Quais as causas? Tem cura? Entenda!

Melasma: o que é? Quais as causas? Tem cura? Entenda!

5 minutos de leitura

O melasma é uma condição dermatológica que, normalmente, afeta as mulheres, resultando em manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Dado o incômodo estético que o melasma pode causar e os riscos que uma mancha indolor pode esconder, o blog da Farmácia Belladona elaborou um conteúdo para responder os principais questionamentos em volta desse problema.

O que é melasma? Quais são suas causas, tipos e sintomas? Melasma tem cura? Tudo isso e muito mais será esclarecido nesse post exclusivo para te ajudar a lidar e remover as manchas da pele.

Boa leitura!

O que é melasma?

Melasma é uma condição que provoca o aparecimento de manchas escuras na pele. Geralmente, aparecendo na face — podendo marcar rosto, bochechas, testa, nariz e lábio superior — essas manchas resultam do aumento na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele.

Como o melasma se desenvolve?

A principal causa do melasma é a exposição ao sol, pois os raios ultravioleta (UV) estimulam excessivamente a produção de melanina.

Além disso, fatores hormonais e genéticos — como cloasma (ou “máscara da gravidez”), o uso de anticoncepcionais e terapias hormonais — desempenham um papel significativo no desenvolvimento dessa condição em muitos casos.

Mas existem outros fatores que podem promover a aparição de melasmas, como o uso de produtos cosméticos, que possam irritar a pele e, em indivíduos predispostos, desencadear o melasma.

Quais são os tipos de melasma existentes?

O melasma pode ser classificado em três tipos principais, com base na profundidade das manchas. No acúmulo de melanina nas camadas mais superficiais da pele, as marcas que aparecem são chamadas de melasmas epidérmicos. As manchas são marrons com bordas definidas e são mais fáceis de tratar.

No caso dos melasma dérmicos, a melanina se deposita nas camadas mais profundas da pele. Essas manchas já podem apresentar tonalidades azuladas ou acinzentadas, tornando o tratamento mais complexo.

Por fim, há a combinação dos tipos epidérmico e dérmico, com manchas apresentando características de ambos os problemas apresentados. Esse é o tipo mais comum e pode requerer tratamentos combinados, mesclando medicações para as diferentes manchas.

Quais são os sintomas de melasma?

Os sintomas de melasma são principalmente estéticos, incluindo as manchas escuras, geralmente simétricas e de cores que vão marrom a cinza em áreas expostas ao sol — podendo serem notadas nos braços, pescoço e colo, além da face.

E ao contrário de muitos outros problemas de saúde, os melasmas são conhecidos por não causarem desconforto. O melasma não causa dor, coceira ou ardências.

Confira também: 9 dicas essenciais de cuidados com a sobrancelha!

Melasma tem cura?

Embora o melasma não tenha uma cura definitiva, seus sintomas podem ser controlados e reduzidos com tratamento adequado e cuidados contínuos. O manejo eficaz do melasma envolve, sobretudo, proteção solar rigorosa, tratamentos tópicos, procedimentos dermatológicos e ajustes no estilo de vida.

Dessa forma, usar protetor solar com alto fator de proteção é essencial para ajudar a evitar e combater o melasma, além de proteger a pele dos raios UV.

O cuidado, quando acompanhado pela diminuição na exposição solar direta e do uso de produtos para a pele que ofereçam atenções especiais a peles suaves, pode fazer toda a diferença durante os períodos de tratamentos e procedimentos para tratar o melasma.

Tratamentos e procedimentos para combater o melasma

Quanto aos tratamentos tópicos disponíveis, é possível destacar o uso de componentes como:

  • A hidroquinona que clareia manchas escuras e é um dos tratamentos mais comuns;
  • O ácido retinoico, responsável por promover a renovação da pele e os corticosteróides, capazes atuarem junto a outros tratamentos para clarear a pele.
  • Já no campo dos procedimentos dermatológicos, os peelings químicos são opções indicadas para esfoliar a pele e clareá-la com uso de ácidos;
  • Profissionais da área estética costumam indicar também a microdermoabrasão (responsável por esfolhear mecanicamente a pele);
  • Tratamentos com lasers e luzes pulsadas que agem diretamente na pigmentação da pele.

Gerenciar o melasma pode ser desafiador, especialmente para mulheres jovens que valorizam a saúde e a aparência da pele. Compreender o que é melasma, suas causas, tipos e sintomas, e saber que existem tratamentos eficazes pode ajudar a controlar a condição. Consulte um dermatologista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado para o seu caso.

Você é nossa convidada para visitar o site da Belladona para encontrar produtos de alta qualidade que podem ajudar no manejo do melasma e proteger sua pele, além de seguir no blog para aprender ainda mais sobre sua saúde e os cuidados indispensáveis com você mesma.

Ainda na ala do skincare, você conhece qual é a melhor argila para o seu rosto. Destacamos 5 tipos de argilas ideais para tonificar, evitar a oxidação e combater os sinais da pele. Veja mais detalhes e encontre a melhor alternativa para sua pele.

Até o próximo post!

5/5 - Total de Avaliações: 1